Após detento ser achado morto em presídio da região, outros presos causam tumulto e são contidos com munição antimotim

Após detento ser achado morto em presídio da região, outros presos causam tumulto e são contidos com munição antimotim

Foto: google street view (Reprodução)

Um detento foi encontrado morto dentro de uma cela do Presídio Estadual de São Sepé na madrugada desta quinta-feira (25). A vítima foi identificada como Diogo dos Santos Machado, 43 anos.

Segundo informações, o caso ocorreu por volta das 3h30min, quando agentes penitenciários foram avisados pelos presos da galeria B sobre a situação. Na cela, além de Machado, estavam outros 23 detentos.

Durante a retirada do corpo, houve resistência dos demais presos, que passaram a bater nas grades e a ameaçar os policiais penais. A Brigada Militar foi acionada para dar apoio e, no confronto, os agentes precisaram utilizar munição antimotim. Os detentos arremessaram água quente e alimentos contra os servidores, e um deles chegou a ameaçar matar um policial, segundo a ocorrência.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e confirmou a morte. O corpo do detento foi encaminhado para necropsia, que deve apontar a causa do óbito.

Outro preso também ficou ferido após ser atingido por munição antimotim e foi levado ao Hospital Santo Antônio. Ele recebeu atendimento médico e, em seguida, retornou à unidade prisional.

A Polícia Civil foi chamada e ficará responsável pela investigação que vai apurar as circunstâncias da morte.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Penal, que se manifestou através de nota, confira:

A Polícia Penal informa que, durante a madrugada desta quinta-feira (25), servidores foram acionados em razão de um preso estar desacordado no interior da cela. Foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que prestou atendimento e constatou a falta de sinais vitais e o óbito do referido indivíduo. Cabe salientar que não foram encontrados sinais de violência no corpo.

A causa da morte será apontada em laudo do Instituto Geral de Perícias e as circunstâncias serão apuradas pela Polícia Civil e pela Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário.


Interdição

Há uma semana, a Justiça havia determinado a interdição do presídio de São Sepé devido à superlotação. Conforme a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), que pediu a medida, a casa prisional, com capacidade para 64 pessoas, abrigava 115 apenados em 9 de setembro.

Durante vistoria, defensores públicos constataram condições precárias no alojamento destinado a presos do regime semiaberto, com infiltrações, umidade, mofo, más condições de higiene e banheiros em estado degradado.

A Justiça determinou a desocupação imediata do espaço e a inclusão de 10 detentos do alojamento no programa de monitoramento eletrônico por 180 dias. Caso os presos descumpram as condições estabelecidas, a medida pode ser revogada.


Cinco alunos são baleados em escola do Ceará; dois morreram Anterior

Cinco alunos são baleados em escola do Ceará; dois morreram

Estrada do Perau recebe nove propostas de empresas interessadas em obra de reconstrução Próximo

Estrada do Perau recebe nove propostas de empresas interessadas em obra de reconstrução

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI